12 9 9661-2111

Veja como sua empresa pode ajudar a frear o índice de erosão de solo no Brasil

Um estudo elaborado pelo International Solid Waste Association (ISWA) constatou, que a produtividade agrícola é muito afetada pela erosão de solo em países como como Brasil, Austrália, Chile, Itália e Reino Unido. Este fato está associado ao empobrecimento do solo, principalmente com relação a matéria orgânica e nutrientes.

 

Diversas causas podem ser associadas a perda de qualidade do solo, dentre elas o manejo incorreto, falta de rotação de culturas e exposição da terra aos processos erosivos. No Chile, por exemplo, 93% dos municípios são afetados pelos processos de desertificação, causando uma diminuição de mais de 30% da produtividade agrícola, já no Brasil, cerca de 800 milhões de toneladas métricas de solo por ano são perdidas devido à exposição do solo aos processos erosivos.

 

Se pensarmos que a população mundial é crescente e que a necessidade de produção de alimentos também será, chegaremos à conclusão que a iniciativa de cuidar do solo é uns dos maiores desafios desta década, podendo ser considerado uma emergência do ponto de vista ambiental.

 

Os países, em um contexto geral, não precisam apenas de áreas disponíveis para agricultura, mas de solos agricultáveis capazes de suprir esta demanda. E este objetivo só será atingido a partir de uma mudança drástica de uso, manejo e proteção dos solos.

 

Leia também: Você sabia que o resíduo orgânico também pode ser produtivo para sua empresa? Confira

 

Como solucionar esse problema da erosão do solo e o que minha empresa pode fazer?

 

 

A principal mudança é com relação à forma que exploramos e cuidamos o solo. Os nutrientes e matéria orgânica precisam ser repostos, a cobertura vegetal precisa ser mantida, e as limitações de cada tipo de solo, respeitadas.

 

Medidas como a proteção ciliar dos mananciais, rotação de cultura, recuperação de voçorocas, contenção de processos erosivos iniciais  e reflorestamento também são temas que devem estar em pauta dentro das empresas.

 

Uma maneira simples e inicial de repor os nutrientes do solo é através da ciclagem de nutrientes orgânicos por meio da técnica de compostagem. Neste processo os resíduos orgânicos passam por decomposição natural e formam o biocomposto, rico em matéria orgânica e nutrientes, capaz de ser usado nas atividades agrícolas.

 

Com relação aos processos industriais, a compostagem, além de permitir o uso do biocomposto para a melhora na qualidade do solo, evita que resíduos orgânicos sejam enviados para aterro e contribuem para a economia circular no empreendimento.

 

O envio de resíduos para compostagem realizado pelas indústrias ainda é processo que caminha a passos lentos, no entanto, o aumento é crescente e contínuo. Se a sua empresa ainda não gerencia os resíduos orgânicos com eficiência, entre em contato, podemos auxiliá-los a desenvolver processos mais rentáveis e sustentáveis.

 

Leia também: Conheça a técnica do upcycling

 

Bulbless Soluções Ambientais

 

Fundada em 2011, a Bulbless Soluções Ambientais é uma empresa especializada em realizar o gerenciamento e o tratamento de resíduos industriais. Com mais de 3 mil clientes em sua trajetória, a marca se guia pela busca e implementação de soluções pautadas em tecnologias modernas, seguras e ações que correspondam aos padrões estabelecidos pelas normas ambientais. Conheça o LinkedIn, Facebook e Instagram da Bulbless.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?