12 9 9661-2111

Sua empresa realiza o correto gerenciamento dos resíduos orgânicos?

resíduo orgânico

Se a sua empresa produz resíduos orgânicos, a chance de torná-lo em adubo é enorme. Além de ser uma prática sustentável, a compostagem (método em que as sobras de alimento são recicladas) gera uma oportunidade de ganho econômico para sua empresa. Isso se dá pois, ao obter o fertilizante natural, sua empresa pode comercializá-lo ou usá-lo nos jardins, pomares e hortas de sua própria sede. 

 

Dessa maneira, entre as sobras da produção de sua indústria que podem ser transformadas em adubo estão: cascas de batata, legumes, hortaliças, cascas e frutas, entre outros. Com isso, todo o componente orgânico residual, independentemente do volume ou origem, que não for adequado para a produção é destinado à compostagem. 

Existem regras para transformação dos resíduos orgânicos em adubo?

resíduo orgânico

Sim. Por isso, a Bulbless ajuda sua empresa na preparação dos resíduos e realiza o serviço de compostagem, garantindo uma destinação correta e eficaz. As regras são elaboradas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) que, em outubro de 2017, elaborou a resolução nº 481, tratando da transformação dos resíduos orgânicos em adubo. 

 

Com isso, seguindo o artigo 10 da norma, é preciso seguir as diretrizes durante a compostagem. Confira alguma delas:

 

  • Adoção das medidas de controle ambiental necessárias para minimizar lixiviados e emissão de odores e evitar a geração de chorume;
  • Proteção do solo por meio da impermeabilização de base e instalação de sistemas de coleta, manejo e tratamento dos líquidos lixiviados gerados, bem como o manejo das águas pluviais;
  • Implantação de sistema de recepção e armazenamento de resíduos orgânicos in natura garantindo o controle de odores, de geração de líquidos, de vetores e de incômodos à comunidade;
  • Adoção de medidas de isolamento e sinalização da área, sendo proibido o acesso de pessoas não autorizadas e animais;
  • Controle dos tipos e das características dos resíduos a serem tratados;
  • Controle da destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e líquidos gerados pela unidade de compostagem.

Bulbless Soluções Ambientais

Fundada em 2011, a Bulbless Soluções Ambientais é uma empresa especializada em realizar o gerenciamento e o tratamento de resíduos industriais. Com mais de 3 mil clientes em sua trajetória, a marca se guia pela busca e implementação de soluções pautadas em tecnologias modernas, seguras e ações que correspondam aos padrões estabelecidos pelas normas ambientais. Conheça o LinkedIn, Facebook e Instagram da Bulbless.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?