12 9 9661-2111

SIGOR – Módulo MTR: entenda um pouco mais sobre o sistema desenvolvido pela CETESB

Desenvolvido pela CETESB em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR) – Módulo MTR é uma documentação digital que entrou em vigor no final de 2020. E tem como finalidade o monitoramento dos resíduos desde o momento da coleta. 

Leia também: Confira quais são as leis que regem o transporte de resíduos sólidos no Brasil 

Quais atividades devem emitir o documento?

 

 

As atividades que devem realizar a emissão do documento são:

– Geradores de resíduos dos serviços públicos de saneamento básico;

– Geradores de resíduos industriais;

– Geradores de resíduos de serviços de saúde;

– Geradores de resíduos de mineração; 

– Empresas de construção civil (nos termos da resolução Conama 307/2002); 

– Geradores de resíduos de serviços de transporte; 

– Geradores de resíduos agrosilvopastoris;

– Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos perigosos ou que não sejam equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público municipal (isto é, que não sejam aceitos para coleta domiciliar pelos serviços públicos).

Como faço a emissão do SIGOR – Módulo MTR?

Primeiramente, é preciso fazer um cadastro nesse link da CETESB, onde deve ser feito um login e senha para segurança. Após esse passo, todas informações sobre sua empresa devem ser redigidas para fazer a conclusão do procedimento com sucesso.

Por fim, reforçamos que a utilização do documento MTR online é obrigatória para todos os empreendimentos e atividades destinadoras de resíduos, abrangendo assim cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, além de comércio de sucatas. 

Leia também: Quais atividades profissionais precisam da obtenção de licenças ambientais?

Bulbless Soluções Ambientais

Fundada em 2011, a Bulbless Soluções Ambientais é uma empresa especializada em realizar o gerenciamento e o tratamento de resíduos industriais. Com mais de 3 mil clientes em sua trajetória, a marca se guia pela busca e implementação de soluções pautadas em tecnologias modernas, seguras e ações que correspondam aos padrões estabelecidos pelas normas ambientais. Conheça o LinkedIn, Facebook e Instagram da Bulbless.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?