12 9 9661-2111

A logística reversa e sua responsabilidade sustentável

Instaurada na legislação pela Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa é um conjunto de alternativas, que tem como objetivo o retorno de materiais já utilizados para o processo de produção. Assim, tem como função o reaproveitamento dos resíduos, colaborando, dentre outras coisas, com a preservação ambiental. 

 

A prática da logística possui etapas bem definidas. Primeiramente, o produto fabricado é disponibilizado para o comércio. Após a sua venda e utilização, o consumidor faz o descarte correto, para que posteriormente os resíduos sejam encaminhados a uma empresa responsável, como a Bulbless, que realiza todo o gerenciamento até a etapa final da reciclagem. Assim, o item consumido no começo do ciclo retorna à cadeia de produção, sem a extração de novas matérias-primas. 

Leia também: 10 anos de Bulbless: nosso mais sincero agradecimento a todos que tornaram essa marca possível

Logística reversa é benéfica para a economia

 

 

O uso da logística reversa pelas indústrias proporciona mais economia de custo a elas. Isso se dá, pois os materiais recicláveis exigem menos processos para serem usados na fábrica do que matérias-primas extraídas da natureza, barateando seu valor.

 

Dessa maneira, a PNRS implementou em 2010, uma resolução conjunta, englobando os fabricantes dos materiais, assim como os importadores, distribuidores e responsáveis pela venda direta aos consumidores. Com isso, a logística reversa passou a ser responsabilidade de todos, o que só colaborou para um desenvolvimento mais sustentável.

Leia também: Compreenda um pouco mais sobre a Lei 10.038 de resíduos radioativos e veja como descartar os itens

Bulbless Soluções Ambientais

Fundada em 2011, a Bulbless Soluções Ambientais é uma empresa especializada em realizar o gerenciamento e o tratamento de resíduos industriais. Com mais de 3 mil clientes em sua trajetória, a marca se guia pela busca e implementação de soluções pautadas em tecnologias modernas, seguras e ações que correspondam aos padrões estabelecidos pelas normas ambientais. Conheça o LinkedIn, Facebook e Instagram da Bulbless.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?